Como Usar Corretamente Palavras-Chave no Google Ads

Como Usar Corretamente Palavras-Chave no Google Ads

O coração das campanhas, o ponto onde a campanha vira uma faca de dois gumes, que pode te dar muito retorno ou muito prejuízo. Pois é com base nelas que você pode ou não ser exibido para seus clientes com base no que eles estão procurando. Mas calma! Depois desse passo a passo, você nunca mais vai errar.


O Que São Palavras-Chave no Google Ads?

Como a colossal maioria das bilhões de pesquisas no Google Ads, são de pessoas atrás de alguma informação com pressa, elas costumam clicar nos primeiros resultados, ainda mais se ao olhar para esses resultados, ela veja que há os termos que ela está procurando estão todos indicando que esse o link que ela procura.

Quando alguém faz uma pesquisa, acontece um leilão nesses poucos segundos entre apertar para pesquisar e aparecer os resultados, onde o Google elenca os links com mais possibilidades de o cliente ficar satisfeito com o conteúdo, por terem os termos similares ás palavras-chave, tanto no anúncio, como na configuração da campanha como no destino do link.

No leilão também está incluso o valor que você configura na campanha, como sendo o máximo que você deseja gastar por click, assim sendo, se você venceu o leilão e apareceu para a pessoa que pesquisou, você só paga se ela clicar no link.

Vamos usar um exemplo em cima de campanhas e anúncios

  • Campanha 1: Cortes de cabelo
    • Grupo de anúncios 1: Cortes de cabelo para Mulheres
      • Palavras-Chave: Cortes Femininos, Cortes para mulheres
    • Grupo de anúncios 2: Cortes de cabelo para crianças
      • Palavras-Chave: Cortes de cabelo para crianças, Cortes de cabelo para meninos/meninas

Vá em Ferramentas, Planejamento e em “Planejador de palavras-chave”. Aparecerá uma nova página. Clique em em “descobrir novas palavras”. Em seguida, crie tags com as palavras chaves que você definiu para o seu negócio e em ver resultados.

lique em em “descobrir novas palavras-chave”.

O Google te mostrará como as pessoas estão buscando os termos que você colocou para antecipar quais são as mais relevantes e outras que não são úteis, para adicionar ás palavras negativadas.
Além do mais, te antecipa possíveis erros, como palavras similares que você não quer que apareçam no anúncio, deixando mais fácil de chegar ao seu público-alvo.

Analise as palavras consideradas as melhores e as piores para o anúncio, por exemplo:

Positivas:

  • Corte de cabelo perto de mim.
  • Corte de cabelo na região.
  • Corte de cabelo em Valinhos.

Negativas:

  • Nome do salão concorrente
  • Corte de outros serviços.
  • Curso de corte.
  • Curso online de corte.

Se suas palavras-chave são mais de 30, é possível que você não esteja sendo específico o suficiente.
E é indicado usar uma quantidade grande de palavras-chave negativas, para melhorar o desempenho.

Agora, selecione as palavras boas e vá até a página inicial do
Google Ads. Vá em “Grupo de anúncios” e clique no grupo escolhido.


Depois, vá até “palavras-chave de pesquisa”, clique no ícone + e adicione as palavras positivas.

Já para colocar as negativas, é na mesma guia, em baixo.

Salve o avanço.

É bom lembrar que a estrutura na estrutura da campanha, você pode fazer essas alterações no nível da campanha e então tudo o que estiver abaixo terá o efeito da mudança, nos grupos de anúncios e nos anúncios em si.

Então, caso queria que em algum grupo de anúncio não exista a mesma lista de palavras negativas, é só entrar no nível do grupo e fazer as modificações apenas nesse grupo de anúncios.


Bônus Extra – Correspondências de Palavras-Chave

Existem classificações no Google Ads de tipos de palavras-chave.

Palavras-chave – Ampla
Como o nome já diz, qualquer sinônimo, ou termo próximo, similar ou relacionado pode cair na pesquisa, porém pode não ser seu público alvo, virá um público menos qualificado, porém, vai receber mais cliques.
Palavras-chave – Frase
É mais específica, se você determinas que na frase Salões de “cortes de cabelo” perto de mim, a parte entre aspas seja a frase, então não importa a pesquisa que for feita, tem que ter o termo “cortes de cabelo” tem que estar em algum ponto da frase.
Palavras-chave – Exatas
É exatamente o termo que for determinado, sem nenhuma alteração, caso pesquise diferente uma virgula, não vai aparecer seu anúncio na pesquisa. Isso é bom para quem quer um público mais qualificado.


Caso você queira anunciar para o Brasil todo com pouco orçamento, é recomendável a “frase” e a “exata” pois sua página terá pouco tráfego e otimizará os resultados.
O contrário deve ser feito se você focar em algumas cidades com pouco orçamento, o recomendado é a “ampla” por você anunciar para uma região menor.

Veja como modificar a correspondência na imagem abaixo:

É bom ir acompanhando a campanha para fazer alterações nesses termos conforme o resultado:
Conforme o resultado, o foco é aumentar o orçamento e quanto maior o orçamento, mais as correspondências amplas tem que ser o seu foco de segmentação.

 

Quer ter mais base sobre tráfego pago?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimos Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *