A Melhor Forma de Migrar de Seu Emprego Para o Marketing Digital

A Melhor Forma de Migrar de Seu Emprego Para o Marketing Digital

De um estado de angustia e estresse para a minha realização e liberdade, essa foi a minha transformação de carteira assinada para gestor de tráfego.

Nesse artigo vou te mostrar em poucos minutos como fiz para migrar da carteira assinada para ser meu próprio chefe, usando o Marketing Digital.

O Estresse de Todos os Dias

Trabalhei com projetos na área de engenharia, o problema comum em grande parte das empresas no Brasil é a falta de maturidade emocional, principalmente em conflitos entre setores e  pessoas.

É muito difícil cobrar de um serviço, ou fazer uma reclamação com outro setor sem que não seja levado para o lado pessoal.

Por isso sempre dizem que cultura de qualidade em uma empresa leva no mínimo 5 anos para começar a se tornar a cultura da empresa.

Esse estado de coisas dentro das empresas nos deixa muito estressados, tensos, nos faz perder o foco, piora nossa saúde física e psíquica, nos esgota.

Chegamos esgotados em casa, é o tempo de tomar um banho, comer algo, esticar as costas deitado e ouvir o despertador cedo, para mais um dia de luta.

Isso quando não temos que fazemos faculdade depois do trabalho.

O Começo de Uma Nova Vida

Toda luz que surge depois de muito tempo de escuridão, nos faz fechar os olhos por sua intensidade, depois nossa vista vai se adequando à luz e começamos a enxergar aos poucos.

Já tentei entrar no Marketing Digital, sem orientação e sem sucesso.

Eu também pensava que era passageiro, tipo pirâmide, e eu poderia estar fazendo uma grande burrada, largando a vida estressante que tinha, mas que bancava minha existência.

Mas o óbvio grita nos nossos ouvidos todos os dias, nós que inventamos desculpas para abafar essa voz.

Todas as pessoas estão quase o tempo todo no celular, a explosão das vendas pela internet no pior momento da pandemia, foi a prova cabal de que esse mercado é um mar azul de possibilidades.

Então, só é preciso perder o medo de entrar na água e começar aprender a nadar nele.

Um dia conheci o Ícaro de Carvalho, foi um despertar, é até irritante uma famosa frase que ele diz “tem dinheiro pra pegar com pá na internet”.

Inspirado pelos valores dele entrei no Novo Mercado, achei fabuloso mas não sabia por onde começar a colocar tanta coisa em prática.

Até que ele disse que a melhor forma de entrar no marketing digital era aprender Tráfego Pago e indicou algumas pessoas referência para aprender tráfego, como o Pedro Sobral, que é muito bom em Facebook Ads e o Tiago Tessmann que é especialista em Google Ads.

Ambos são monstros do tráfego pago e dão muito conteúdo de graça.

O Inicio da Jornada

Mas eu não tinha o dinheiro para dar nos cursos deles naquele momento, então o que eu fiz?

Absorvi grande parte dos conteúdos que eles disponibilizam em seus canais do YouTube. Todos os dias depois do trabalho eu colocava outra coisa que o Ícaro de Carvalho diz, nesse começo é muito importante “o Trabalho depois do Trabalho”.

Essa barreira é onde grande parte das pessoas desistem, mas esse é um filtro momentâneo de dificuldade, que quando vencido trás muito retorno.

Todavia como eu ainda tinha muitas dúvidas que não foram respondidas nos conteúdos gratuitos, eu precisava de informações organizadas, passo a passo.

Então pesquisei um curso próximo ao dos Líderes de Mercado, mas sem precisar gastar um dinheiro que eu não tinha.

Foi então que depois e muita pesquisa eu adquiri o curso do Alex Vargas o Método Turbo Tráfego.

Aí foi só começar assistir e implementar, para fixar o conteúdo na mente e ir perdendo o medo de oferecer o serviço.

Mas agora é que vem o…

O Pulo do Gato

Grande parte das pessoas que querem entrar na área, ou ficam com medo de procurar clientes e oferecer os serviços ou travam tentando pouco e recebendo alguns NÃOS na cara.

E por mais que digam que é só continuar tentando, nós queremos justificar dentro de nós que é melhor permanecer no trabalho estressante.

Mas aqui vão algumas dicas que vão ser muito úteis.

Futuramente eu farei conteúdos relacionados com cada tópico a seguir de graça, então deixe seu e-mail na newsletter para receber com exclusividade.

1 – Crie um Site

Não é caro, te dá uma cara de profissionalismo, principalmente por poder usar um e-mail com o seu domínio, exemplo: fulano@seudominio.com.br.

É mais uma fonte de renda para poder sair com mais segurança do seu emprego e poder se dedicar com mais tranquilidade aos trabalhos como Gestor de Tráfego, ou continuar como afiliado se estiver melhor.

O site também é um importante para poder adicionar o link nas suas redes, tipo o Instagram, Facebook e Linkedin mostrando que você já tem um posicionamento na internet. Poucas pessoas fazem um site sem oferecer nada dentro dele.

Só de ver que você tem um site, a conversa muda na hora de conquistar os clientes.

No Youtube tem muito tutorial de graça mostrando como você consegue criar um site ou um blog no Word Press rapidamente sem segredos.

Mas eu mesmo vou criar aqui no blog, muitas matérias e dicas de como melhorar o seu site, então não deixe de seguir.

O tema que adquiri do meu blog, que é turbinado para afiliados, é o Avengers, ele já vem configurado, é só instalar e começar a inserir os links de afiliados.

2 – Tenha um Canal no YouTube

Se você não gosta de aparecer, filme apenas a tela do computador.

Se tiver dois monitores, melhor ainda que você pode gravar o que quer em uma das telas e na outra você coloca uma colinha pra não travar no meio do vídeo.

E se travar, não tem problemas, é só editar depois com seu programa de edição.

Todo mundo coloca a cara nas redes sociais, o YouTube não deixa de ser uma. Por isso caso você não tenha vergonha de aparecer na frente de uma câmera, será melhor, pois isso conecta você com a marca.

E é um diferencial gigantesco ter um canal onde as pessoas podem ver que você sabe do que está falando, que é uma vitrine que pode te pagar em dólar para oferecer seus serviços, quando você conseguir fazer seu canal ter muitas visualizações.

Um treinamento que eu indico para quem quer ter um guia de como fazer o canal crescer e tornar o YouTube mais uma fonte de renda é o curso do Peter Jordan do Canal EiNerd.

Assim sendo, o YouTube é uma excelente fonte de clientes e de vendas, seja de seu serviço ou de seus infoprodutos.

No fim do artigo vou dar uma dica de ouro exclusiva para te ajudar na hora de fechar um serviço com um cliente.

Deixe seu e-mail para que futuramente eu envie, em primeira mão, dicas de como melhorar seu canal no YouTube de graça.

3 – Instagram

Óbvio que não poderia faltar uma das maiores ferramentas de enriquecimento da atualidade.

Há inúmeros benefícios e eu estou ansioso para começar a encher o blog com muitas dicas e estratégias de como vender mais usando o Instagram.

Mas nesse momento, foque em começar a esquentar a sua página no Instagram, com publicações, enquetes, perguntas nos stories, stories todos os dias, reels, tudo mais que conseguir fazer.

Eu optei por manter meu perfil, onde eu posto minhas coisas do dia a dia, como o de negócios também, para dar mais conexão com as pessoas, por elas verem humanidade no perfil, e não só VENDA, VENDA, VENDA.

E alias, vou te dar uma dica de cara, vender é conexão, então deve ser algo que a pessoa peça para você vender. Parece difícil, mas não é.

A princípio temos a barreira de entrada, mas quando conseguir mostrar os resultados, crie um destaque nos stories chamado Tráfego Pago ou Marketing Digital e coloque essas provas sociais de seu desempenho, por menor que seja.

Pois, muitas pessoas não entendem muito dessa área, e ver um gráfico crescendo pode trazer um cliente por meio de um storie ou um reels. Não esquece de encher de #trafegopago #marketingdigital.

Porém, se você gostaria de turbinar seu Instagram de uma forma mais rápida, por meio de impulsionamentos, tendo um público de qualidade referente ao nicho que você escolher, por exemplo no caso de Gestores de Tráfego, um público de qualidade são donos de lojas, donos de e-commerces, donos de pizzarias e empreendedores no geral, assim sendo é importante ter esse público vendo seus conteúdos, então eles próprios vão começar a entrar em contato contigo perguntando sobre o serviço.

Para tal eu indico o Impulsiona Seguidores, quando tiver uma boa base de seguidores e mantiver um bom conteúdo, a coisa vira uma bola de neve.

Mas não se preocupe, vou trazer dicas de como fazer isso de graça também.  

4 – Facebook

O Facebook dá muito certo pra quem vende produtos físicos, faz dropshipping, ou faz uso de grupos de cursos onde as pessoas te ajudam com parcerias e dicas.

Mas para quem quer oferecer serviço de tráfego, criando uma página com o objetivo de atrair clientes, é bastante trabalhoso, não dá muito resultado. Pelo menos pra mim.

Dica TOP: Agora se você tem iniciativa e depois de ter alguns conteúdos criados em suas redes, que você pesquise sobre grupos de negócios dentro do Facebook das cidades da sua região e veja se há publicações de serviços e produtos locais. 

Pois dentro desses grupos os próprios empreendedores com seus perfis pessoais, que fazem as postagens.

É só mandar uma mensagem no Messenger dele e comentar na publicação que mandou uma mensagem para ele.

Além disso, não dá pra fazer tráfego no Instagram de forma profissional sem ter uma página do Facebook.

As duas empresas são integradas, e os anúncios podem ser promovidos nas duas plataformas.

Como o Facebook tem uma base de dados dos perfis dos clientes muito grande, assim com o Instagram, eles fazem uso disso para mostrar os anúncios para pessoas com maior probabilidade de comprar determinados produtos ou serviços.

Além de permitir fazer o remarketing que fica te perseguindo nos banners até você comprar.

5 – Cartões de Visita Físicos

Sim, sim, sim! Cartões de visita!
Agora que você tem uma pagina no Facebook no Instagram, um canal no YouTube, um site e um e-mail profissional, você tem muita coisa pra colocar no cartão de visitas para dar mais credibilidade ao seu serviço.

Não é um investimento caro e compensa bastante.

Quando iniciei, eu ia nos lugares e sempre me pediam o cartão, é broxante não ter um cartão para dar nesse momento.

6 – WhatsApp Business

Como o nome já diz, ele é voltado para negócios, tem muitas opções para te ajudar a promover seu negócio, também é necessário para que você ou seus clientes consigam anunciar no Facebook Ads.

Você pode colocar cardápios, links de páginas, informações dos serviços oferecidos.

Pode automatizar atendimentos com mensagens automáticas.

 E novamente, mostra que você não está brincando, dá mais credibilidade, então tenha uma bela foto no seu perfil.

Hora de Ter Clientes para Começar a Sair do Emprego

Nesse ponto aqui, é interessante que tenha pelo menos:

  • As páginas criadas com pelo menos 6 postagens
  • O canal do YouTube criado com pelo menos 3 vídeos
  • Os cartões de visita
  • Ter aprendido, pelo menos, como criar uma campanha no Google Ads ou no Facebook Ads.

A parte do aprendizado, lembrando que há muito conteúdo muito bom de graça no YouTube, as centrais de ajuda das próprias plataformas tem muita informação, entre em grupos do Facebook de Tráfego pago como a Comunidade de Tráfego Pago, lá o pessoal é gente boa, vai te ajudar com suas dúvidas.

A pessoas nas comunidades de tráfego costumam mostrar as estratégias que elas usaram para os nichos que trabalham, junto com seus resultados, é uma forma de trazer mais clientes, pois eles vão ver o resultado e vão entrar em contato.

Mas se mesmo assim com todas essas dicas, você preferir um curso com o passo a passo, estruturado, eu indico o Método Turbo Tráfego.

Dicas de Como Prospectar Clientes:

 

1 – Familiares que Tenham Negócios

Eu comecei fazendo tráfego para o salão de beleza da minha Mãe e o serviço de acupuntura da minha Namorada, de graça.

Por um motivo simples, se você tiver cases de trabalhos que já faz, isso melhora sua credibilidade e ajuda as pessoas que você Ama.

É a melhor forma de começar, você vai criando experiência sem pressão, para ir pegando segurança.

 E na hora de falar com os clientes pode mostrar os resultados que trouxe.

2 – Seus Amigos que Tenham Negócios

Peça para as pessoas do seu circulo de amigos, para trabalhar por 30 dias de graça.

Como você tem mais intimidade com eles, pode mostrar algumas imagens de resultados que você viu nos grupos do Facebook.

Então vá lá nos grupos e salve algumas imagens de resultados de outros Gestores de Tráfego e salve numa pasta do seu celular.

Amigos são outra fonte de experiência e resultados, para ir montando um portfólio de resultados.

E quando começar a dar resultados para seus amigos, nada melhor que fechar a parceria.

2 – Prospectando no Instagram

Vá na pesquisa do Instagram e coloque uma hashtag com o nome da sua cidade exemplo #Campinas, indico que seja no computador, para que vá abrindo guias no navegador.

Então vai começar a aparecer os negócios da região, vá abrindo as guias e entrando nos perfis de cada um dos negócios.

Dentro deles envie uma mensagem dizendo como achou belo o perfil, elogie os pontos que mais te chamaram a atenção, tipo “aquela foto da pizza dentro do forno deu água na boca”.

Então se apresente, fale o seu nome e diga o que você faz, em seguida diga:

“Já imaginou se você pudesse mostrar esse anúncio para centenas de pessoas que tem maior probabilidade de comprar essas pizzas, com um investimento a partir de 10 reais por dia?”

Ou outra frase nessa mesma linha, adequando para o nicho do potencial cliente.

Vá alinhando com a pessoa como funciona o serviço, tente deixar o mais claro possível.

Pergunte se ficou alguma dúvida e dê um jeito de responder.

Se você não tem experiência nem casos que já administra, seja sincero, diga que está começando agora e que seus diferenciais são:

  • Preciso ter um portfólio de resultados, então vou dar o meu melhor para te trazer resultados
  • Me preparo com os melhores do mercado, diga os nomes das maiores referências.
  • Ofereço 30 dias do meu serviço de graça, sem compromisso.

Tente marcar uma reunião presencial para mostrar mais detalhadamente o serviço para dar mais segurança para o cliente.

3 – Prospectando Clientes no Seu Bairro

Talvez sua apresentação pessoal seja mais efetiva do que no digital.

E como você já tem cartão de visitas, nada como bater perna pelo seu bairro oferecendo pessoalmente os seus serviços.

Aqui não tem segredo, e eu particularmente gosto bastante, pois é olho no olho, é mais difícil de a pessoa te ignorar, deixando pra te responder quando quiser.

Eu indico que chegue no local, se apresente e peça para falar com o responsável do estabelecimento.

Se ele não estiver, pergunte se pode passar o número dele para que você possa ligar.

Se não te der o número, você pergunta o horário que a pessoa está na loja para poder voltar depois.

Bem simples.

4 – Criando uma Landing Page e Jogando Tráfego Pago Nela

Como você já tem um site, nada melhor do que você criar uma landing page e usar seu conhecimento em trafego pago para direcionar o público alvo para elas.

Você pode colocar um vídeo explicando seu serviço e os benefícios no seu canal do YouTube e colocar na landing page que enviará o tráfego, assim você ganha visualizações no canal e ainda fecha clientes.

Na landing page é importante ter muitos botões de acesso ao seu WhatsApp.

No YouTube tem muitos tutoriais de como fazer uma boa landing page.

5 – Criando uma Publicação no Facebook/Instagram e Impulsionado com Tráfego Pago 

Nada melhor que poder mostrar que sabe usar o tráfego pago a seu favor, fazendo você mesmo seus anúncios.

Dica – Como você consegue segmentar o público alvo, você pode dizer o seguinte no vídeo ou na imagem: 

“Deixa eu adivinhar, você por acaso tem entre 35 e 45 anos é dono de empresa e mora em Campinas? Como eu sei disso?

Assim como eu consegui mostrar esse anúncio diretamente para você, eu também consigo fazer anúncios do seu negócio para o seu público alvo. Saiba como clicando no link aqui abaixo!”

Dica Bônus Exclusiva

 O YouTube permite que você coloque vídeos no seu canal onde só quem tem o link que você envia, pode assistir.

Do que você vai precisar?

Então o que você vai fazer na prospecção?

Vai dizer “Eu posso fazer uma APRESENTAÇÃO com uma analise das suas redes, mostrar o potencial do tráfego pago para elas, EM VÍDEO, e te passar o link da apresentação com tudo explicadinho passo a passo, posso fazer isso?”

O que você precisa que o vídeo tenha:

  • No máximo 15 minutos (melhor dos mundos seriam 10 minutos)
  • Ver se falta o link do whatsapp nos perfis, ou alguma informação importante nas páginas dela.
  • Indique um LinkTree por exemplo ou algo que ajude a pessoa, isso gera reciprocidade e autoridade.
  • Mostre por meio da biblioteca de anúncios do Facebook, se há concorrência dela na região, se não houver melhor ainda.
  • Pegue outra região mais populosa que tenha gente do nicho dela fazendo anúncios e mostre que é o futuro.
  • Caso tenha resultados nos gerenciadores de anúncios, mostre pra ela.
  • Caso não tenha mostre apenas como vai funcionar, mostre as campanhas, a segmentação do público pela região dele, etc.
  • Feche o vídeo agradecendo a oportunidade e diga que se ficou alguma dúvida, ela pode entrar em contato contigo.

Conclusão

O passo a passo para sair do seu emprego passa por criar uma estrutura de páginas, site, canal de YouTube, cartão de visitas.

Depois ir conseguindo gradativamente clientes fora do horário do expediente.

Então quando sentir que está seguro com essa habilidade de conseguir dinheiro nova e já tiver clientes o suficiente, então é a hora de dar tchau para seu patrão, e começar a viver de verdade.

Gostou do conteúdo? Então ajude muito mais pessoas compartilhando esse conteúdo.

Assim você me motiva a trazer mais conteúdos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimos Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *